Saiba Como Hostel Pode Ajudar Universitários que Estudam em Outra Cidade a Economizar

Tempo de leitura: 6 minutos

O mercado de trabalho é bastante rigoroso e ter uma boa formação é essencial para conseguir aquela vaga de emprego ideal. Isso faz com que a maioria das pessoas saiam da escola visando o ingresso no ensino público ou em faculdades renomadas.

O grande problema é que nem todas as cidades oferecem a possibilidade de ter acesso à este tipo de instituição e muitos jovens precisam arriscar e viver em lugares distantes, muitas vezes em outros estados.

É ai que começam as dificuldades. Existe o medo de não conseguir se manter, já que o aluguel nos grandes centros costuma ser muito elevado e as opções de auxílio do governo, restritas.

O que fazer nessa hora?

Desistir do sonho de conseguir estudar em uma boa faculdade?

Se essa possibilidade não está nos seus planos, neste artigo separamos algumas dicas para você que está pensando em morar fora e precisa fazer isso dispondo de pouco recurso financeiro. Confira!

Vencendo as dificuldades

Existem inúmeras dificuldades em sair de casa e ir morar longe da sua cidade natal. É um momento de amadurecimento e de foco, por isso, é preciso planejamento.

Vamos citar alguns desafios e o que você pode fazer para amenizá-los:

A saudade de casa

Para quem ainda moram com os pais, morar longe deles pode ser difícil no começo, mesmo para os mais desencanados. Estar no conforto de casa, em segurança e próximo de quem amamos é excelente e aprender a viver sem isso é um desafio.

Nossa dica é que você faça novos amigos, converse e seja sociável. Ter com quem compartilhar a saudade a deixará muito menor.

A dificuldade financeira

Nem sempre você terá dinheiro sobrando. Aliás, é provável que passe por alguns perrengues no meio caminho. A dica é tentar fazer bicos, desde que eles não comprometam seus estudos.

Lembre-se que o foco é conseguir se formar em uma boa universidade. Ser empenhado e se destacar irá, mais cedo ou mais tarde, render frutos, como bons estágios, por exemplo. Por isso, tente aguentar firme nos primeiros meses, sabendo que tudo tende a melhorar.

A convivência com estranhos

Será difícil lidar com pessoas completamente diferentes de você. Ter que dividir o quarto, o banheiro e conviver com quem você nunca viu antes é um dos maiores desafios que um estudante enfrentará no início.

Mais uma vez, a dica é fazer amigos. Isso deixará a convivência mais agradável. E, com o tempo, você poderá escolher com quem dividir a casa e se adaptará mais facilmente.

Escolhendo o lugar ideal

Você já pesquisou o preço do aluguel e sabe que ele é bem mais alto do que os auxílios que você pode vir a conseguir do governo ou de seus pais. Ou pior, você não conseguiu uma bolsa e agora não sabe por onde começar.

A boa notícia é que os bicos para estudantes costumam aparecer rapidamente. O negócio é dar uma pesquisada por alguns freelas que gere um extra e te permita ter flexibilidade de horário para conciliar com os estudos. Tenha isso bem definido antes de se mudar!

O aconselhável é que seus pais ou alguém te ajude com as despesas, caso não esteja capitalizado. Mas, vamos às opções de moradia que fogem do aluguel tradicional de apartamentos.

Antes de mais nada, você precisa entender que esse não é o momento ideal para almejar morar sozinho. A não ser que você tenha os recursos financeiros necessários, se não, a melhor opção será a moradia compartilhada.

Tendo isso em mente, agora é a hora de escolher aquela que mais se adeque ao seu perfil. Vamos listar as principais:

República

As repúblicas são as moradias compartilhadas para estudantes. Existem muitas opções de repúblicas, com acesso a internet, quartos individuais ou em conjunto e diferentes distâncias da faculdade.

É preciso preciso saber quais são seus recursos financeiros e escolher o lugar ideal de acordo com eles. Saiba que existem repúblicas caríssimas! Por isso, procure aquela que você saiba que poderá pagar.

Se o dinheiro estiver curto, o ideal é procurar um lugar que tenha quarto compartilhado, assim o valor tende a diminuir. As repúblicas são super legais e atendem a uma demanda bem grande de estudantes.

Alojamentos da faculdade

Os alojamentos da faculdade costumam ser gratuitos e compartilhados. O grande problema é que eles são bem concorridos e ter acesso a uma vaga pode ser difícil.

Se sua renda for baixa, as chances são maiores. Por isso, fale com sua reitoria sobre a possibilidade de se alojar em um desses locais. É uma opção para quem não tem onde ficar e conta com a vantagem de ser dentro do campus, evitando que você gaste com transporte.

Geralmente existe uma fila de espera, por isso, corra fazer sua inscrição assim que fizer sua matrícula.

Hostel

Embora ainda pouco conhecida, Hostel (Clique para saber o que é)é a opção que tem ajudado muitos universitários nesse desafio. Tem como grande vantagem ser menos burocrático que república e te deixar dos deveres como  ter que pagar contas água, luz, iptu e internet em muitos casos.

Também não será preciso se preocupar com a limpeza, algo que gera inúmeros atritos em ambientes compartilhados. O ambiente do hostel é muito seguro e ficar em um deles é algo que deve ser levado em consideração, especialmente por quem não teve a chance de ficar nos alojamentos.

O hostel é ideal para quem quer focar nos estudos sem ter que se preocupar com nada e gastando pouco.

Para quem vai estudar em BH

O BH Boutique Hostel é um hostel de Belo Horizonte que está localizado numa região bastante estratégica da cidade.

Disponibiliza para o público universitário, uma moradia estudantil com uma condição diferenciada do mercado baseada em economia compartilhada. Caso você ainda não saiba como funciona, clique aqui para saber mais.

Além disso, é possível também montar sua própria república, ou seja, você pode convidar amigos para dividirem um quarto que atenda a necessidade do grupo.

Conclusão

Além de todas essas dicas, fica a mais valiosa: tenha calma!

Essa é uma fase de muitos aprendizados e descobertas. Com o tempo, tudo irá ficar mais simples e fácil de lidar. Por isso, se planeje, converse com seus pais ou apoiadores e vejas quais são suas opções atuais. E nunca desista dos seus sonhos!

Por mais complicado que as coisas pareçam no início, o retorno sempre valerá a pena, seja por causa de uma profissão bem escolhida ou mesmo por experiências de vidas que não voltam mais. Aproveite!

Esperamos ter ajudado com nossas dicas. Caso queira receber tudo em primeira mão, curta nossa página no Facebook ou deixe seu email pra gente logo abaixo.

Um grande abraço e até a próxima.