Excursões Estudantis: Como Organizar a Sua Excursão em Passos Práticos

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das coisas mais legais de se fazer durante a vida de estudante, é excursionar. Mas, convenhamos, também pode ser uma baita dor de cabeça para quem organiza a viagem.

Se falamos de um ônibus padrão, lotado, são mais de 40 indivíduos que pagaram para se divertir, contra uma ou duas pessoas responsáveis pelo restante.

Mas, com um planejamento adequado e principalmente, com conhecimento prévio dos possíveis problemas, normalmente, se consegue organizar a excursão e ainda, se divertir no processo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos compartilhar alguns pontos importantes sobre como montar uma excursão, desde o princípio.

Mas, para manter os pés no chão, vamos usar um exemplo genérico, de turismo em Belo Horizonte.

Colocando o pingo nos i’s

Com isso, já resolvemos o primeiro item básico de qualquer excursão: sabemos onde queremos ir. As próximas etapas são:

  1. O que queremos fazer lá?
  2. Quando devemos ir?
  3. Como podemos ir?

O primeiro item depende muito do destino, então, em nosso exemplo, vamos assumir que queremos assistir a um clássico de futebol no Mineirão.

Assim, temos um objetivo claro, porém, daí para frente, há muito trabalho por realizar.

Fique de Olho no Relógio

Aproveitando bem o tempo, sempre terá mais coisas para fazer.

É claro que se pode viajar até BH, ver um jogo e voltar em seguida, mas, qual é a graça? Vamos complicar um pouco, imaginando um roteiro básico.

Primeiro, digamos que o jogo seja num domingo, então, planejamos chegar antes, no sábado de madrugada, para aproveitar um dia na cidade.

Precisaremos de um lugar para café da manhã, uma programação de passeio ou, definir o sábado como dia livre (mais provável neste caso) e também, de uma hospedagem.

Depois, no dia seguinte, um horário e local de encontro, para saída rumo ao estádio, sendo que os ingressos, preferivelmente, já deverão estar garantidos.

Terminado o jogo, outro local de reunião e embarcamos de volta, com uma parada para o jantar, em algum ponto da estrada.

Assim, definimos o segundo item: um roteiro que nos dá a exata noção do que precisamos contratar ou comprar antecipadamente.

Os Cuidados Necessários

Na maioria dos casos, uma excursão pode ser definida pela disponibilidade das pessoas interessadas em viajar. Mas, em nosso exemplo, o jogo tem data certa e portanto, não há esta opção.

Seja como for, será preciso fazer um levantamento inicial do número de pessoas, para verificar se é o caso de um ônibus ou uma van.

E qual seja a necessidade de lugares, os cuidados daí por diante são, essencialmente, os mesmos. Todos relacionados à escolha da empresa de transporte.

Escolha da empresa em si: certamente, você procura por preços acessíveis, mas, não se esqueça da segurança. É fundamental checar se a empresa é regularizada, se tem seguro viagem e se possível, até mesmo ver o veículo que será utilizado.

Cobrança dos viajantes: o contrato com a empresa pode ser a vista ou parcelado. No primeiro caso, tudo é relativamente mais simples. No segundo, você terá que se organizar para acompanhar quem está pagando e quem não está. Em alguns casos, abrir uma conta em banco específica pode ser uma boa ideia.

Cuidados durante a estadia: uma dica importante, é estabelecer um contato próximo, baseado em confiança, com o motorista. Afinal, você não quer esquecer ninguém em algum banheiro de estrada ou pior, em BH, ou qualquer que seja o destino. Fora o fato de que ele provavelmente conhecerá a cidade e poderá dar algumas dicas.

Estes pontos te dão uma noção razoável do grau de organização e liderança necessário para fazer tudo funcionar corretamente.

Mas, seguindo estas regras básicas, suas excursões em BH, já estão quase prontas. Faltam apenas alguns detalhes muito importantes: locais de paradas, hospedagem e principalmente, os ingressos.

Como Organizar uma Excursão sem Conhecer o Destino?

Em qualquer excursão, sempre é uma boa ideia pesquisar o destino em sites como o TripAdvisor, mas, também é possível utilizar redes locais.

Dentro do nosso exemplo, você tem um dia livre e portanto, faz sentido se hospedar em boa localização, estando próximo das principais atrações da cidade e também, do Mineirão.

Neste caso, uma boa opção, seria escolher a BH Boutique Hostel. Afinal, é uma excursão estudantil, certo? Nada mais adequado que um Hostel.

Se não sabe como funcionam, você pode entender através  deste artigo. O mais importante, é que, além de ter preços acessíveis e ser bem localizado, a distância até o Mineirão, é de cerca de 20 minutos de carro.

Como bônus para o organizador, o Hostel oferece suporte a todos os detalhes da excursão na cidade.

Conclusão

Neste exemplo, vocês chegarão em BH de madrugada, querendo tomar um café decente e passear pela região. A equipe do Hostel pode indicar lugares, servir o café, etc.

Por estar centralizado em relação as atrações, pode também, servir como ponto de encontro e descanso em suas áreas comuns.

E claro, para não esquecer o principal, pode te ajudar com as informações corretas para conseguir os ingressos com antecedência. Não vamos esquecer do jogo, não é mesmo?

Cumpridas estas etapas, temos uma excursão montada, com segurança, restando apenas, aproveitar a viagem.

Acesse o nosso site para ver a opção ideal para você ou seu grupo. Fique a vontade para curtir nossa página no Facebook ou deixar seu email pra gente mantê-lo(a) informado de tudo que tem de legal por aqui.

Um grande abraço e até a próxima.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.