Hostel: O que é? Como funciona? Tudo que você precisa saber!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já imaginou passar a noite num Hostel com pessoas desconhecidas?

Pode parecer um pouco estranho a princípio, afinal, essa não é uma experiência muito comum, principalmente entre quem é mais tradicional ou mesmo porque ainda há falta de informação de como o sistema de um hostel funciona.

E, acredite, as vantagens são muitas, não só pelo fato de se economizar com as diárias, mas também por tudo de positivo que uma experiência assim pode trazer.

E neste artigo, iremos sanar todas suas dúvidas a respeito do hostel e te ajudar a desbravar o mundo sem precisar gastar muito. Acompanhe!

O que é um Hostel?

Antes de mais nada, vamos entender o significado de Hostel. Na sua tradução literal, significa albergue. Mas, aqui no Brasil, a palavra Albergue tem uma outra conotação, mais no sentido de abrigos da prefeitura ou mesmo ONGs.

Então, neste artigo iremos utilizar o termo Hostel, para que fique mais claro o que significa.

Esqueça a ideia de que eles se assemelham a pensões, onde as pessoas alugam quartos numa casa e vivem junto com a família, enquanto pagam pela estadia.

Na verdade, em um Hostel você tem acesso a um tipo de hospedagem como em um hotel ou pousada, mas com algumas diferenciações.

Ele se tornou uma tendência mundial e tem foco na economia compartilhada. Não é atoa que virou a opção preferida entre jovens que gostam de viajar pelo mundo afora.

O que você pode encontrar num Hostel

Um clima diferente com ambiente multicultural e descolado! Excelente para quem quer conhecer gente nova e fazer amizades. Cada Hostel tem um foco diferente, mas geralmente é possível encontrar quartos:

  • Coletivos femininos ou masculinos
  • Mistos
  • Privativos
  • Adaptados, para quem tem algum tipo de deficiência.

Eles ainda podem ter banheiros internos ou externos e em alguns hostels é possível levar o seu animalzinho de estimação. Este tipo de hostel é chamado de pet-friendly. Inclusive pode incluir:

  • Internet sem fio livre (WIFI)
  • Computadores para acesso à internet
  • Armários individuais e guarda volume
  • Cozinha coletiva para preparar sua refeição
  • Área para estudo ou para lazer
  • Café da Manhã
  • Acessibilidade para deficientes

Você também pode morar em um Hostel

A experiência é incrível, principalmente para quem deseja passar uma temporada numa cidade diferente. Também é uma opção para quem precisa morar fora para estudar ou trabalhar e está com a grana curta. Isso acontece no mundo todo e também por aqui.

Já existem diversos hostels em BH com condições atrativas para estudantes, turistas e os chamados nômades digitais, que trabalham em qualquer lugar.

Imagine não ter que se preocupar com IPTU, água, eletricidade, Internet, contrato de aluguel, fiador, entre outros tipos de compromissos que temos que arcar quando alugamos casa ou apartamento?

Se você for ficar em um Hostel

Quem quer ficar em hostel precisa saber que o serviço é diferente de hotéis e pousadas, por isso o custo é convidativo. Fique  atento à alguns detalhes e dicas:

Leve sua toalha de banho

Como um dos objetivos primordiais é fornecer uma estadia à um custo  convidativo, muitos costumam cobrar toalha de banho à parte. Caso queira economizar, é interessante você levar sua própria.

Não se esqueça do seu kit de higiene pessoal

Escova de dente, creme dental, shampoo, creme para cabelo e sabonete podem ou não estarem inclusos, pois isso varia de lugar para lugar, mas para não ficar na mão, leve o seu.

Tenha sempre um cadeado

Pelo menos aqui em Belo Horizonte, a maioria dos hostels possuem armários individuais para você guardar seus pertences. Entretanto nunca sabemos quais possuem chaves ou não, então, para sua segurança leve o seu.

Leve um Fone ou Tampões para ouvidos

Muito conhecido também por Protetor Auricular, os famosos tampões para ouvidos podem ser ótimos aliados contra o “ronco” alheio. Caso não tenha, um fone de ouvido com música pode ser o ideal. Lembre-se que você irá dividir o quarto, por isso, é bacana pensar em tudo.

Veja o que as pessoas dizem sobre aquele hostel na internet

Existem muitos sites onde os usuários avaliam a experiência da hospedagem em diversos Hostels. É muito interessante você tirar base através de avaliações como Booking.com, TripAdvisor.com, Hoteis.com, Hostelworld.com e outros.

Mas seja crítico

O hostel é um modelo novo de hospedagem e como a sua grafia se assemelha a “Hotel“, pode haver algumas confusões. Através das reclamações mais comuns fica bastante perceptível esse tipo de problema. Alguns hóspedes reclamam da falta de benefícios tipicamente oferecidos por Hotéis tradicionais, se esquecendo da verdadeira proposta de um hostel.

Tire suas próprias conclusões reparando a diferença entre avaliações feitas por estrangeiros habituados a ficar em hostels, logo perceberá os critérios de análise.

Vantagens

Economia: Como dissemos, o fator economia é a principal vantagem de um hostel. Você não precisará arcar com custos altíssimos de hospedagem para conhecer um novo lugar. Essa opção é ideal para quem vai passear pela cidade o dia todo e só quer um local para dormir.

Conhecer pessoas novas: O hostel tem feito a cabeça dos jovens justamente por ser uma opção incrível para fazer novas amizades e trocar informações sobre os lugares que estão visitando. É possível fazer bons amigos em um lugar assim, incluindo os próprios funcionários.

Desvantagens

Para quem não gosta de conviver com estranhos, essa pode ser uma desvantagem. Mas, alguns lugares fornecem quartos individuais ou para casais e o problema pode ser resolvido.

É preciso ter em mente que um Hostel não é um Hotel, então, alguns serviços não serão inclusos. Ligue no local antes de viajar para evitar surpresas.

Conclusão

Hostel em BH ou no Brasil já é uma realidade. Mas pesquise bem antes de optar onde ficar. Todos possuem pontos positivos e negativos, que podem ou não ser benéfico para sua viagem.

Caso você queira vir à BH, pode optar pelo BH Boutique Hostel, um hostel de BH, com o propósito de facilitar suas aventuras por aqui.

Acesse o nosso site e veja a opção ideal para você. Fique a vontade para curtir nossa página no Facebook ou deixar seu email pra gente mantê-lo(a) informado de tudo que tem de legal por aqui.

Um grande abraço e até a próxima.